Sobre Nós

Acreditamos que todas as mulheres podem ousar sonhar e prosperar na sua jornada entre Maternidade e Carreira!

Sobre o projeto

Corria o ano de 2021, mais concretamente outubro de 2021 quando, ainda em plena pandemia de Covid-19, vivi a experiência mais incrivelmente maravilhosa da minha vida: nasci enquanto mãe! Fui mãe de uma pequena menina a quem viemos a chamar Clara. Sim… a associação com o nome do projeto não foi mera coincidência…

Abril de 2022: 5 meses após o meu nascimento enquanto mãe, aconteceu o meu nascimento enquanto working mom. O “5º Trimestre”, ou seja, o meu regresso ao trabalho depois da licença de maternidade. E aí comecei a sentir na pele a necessidade de existir um projeto deste género, para colmatar a lacuna que existe e dar ênfase a esta fase que, ainda que em muitos casos seja “apenas” transitória, não deixa de ser extremamente exigente e dura, podendo mesmo impactar no longo prazo e de forma decisiva a vida profissional, familiar e pessoal de muitas mulheres. 

Assim nasce o Mães às Claras: um projeto que pretende dar luz a esta fase tão desafiante e dura da vida de tantas mulheres que ousaram ser mães e viram a sua saúde e carreira hipotecadas ou, pelo menos, fortemente condicionadas por esse sonho da maternidade. Mas não tem de ser assim!

Eu acredito (e lutarei aqui neste projeto por isso), que todas as mulheres podem sim ousar sonhar e prosperar na sua jornada entre Maternidade e Carreira! Esta é a Missão do projeto Mães às Claras!

Há um longo caminho a percorrer, é certo. Uma sociedade mais empática com os pais e mais orientada à comunidade, políticas públicas mais defensoras das famílias e da natalidade e empresas mais family-friendly, que sejam capazes de criar um ambiente onde haja verdadeiro acolhimento, espaço e oportunidades para o desenvolvimento profissional dos pais que trabalham. 

Para tal, o projeto apresenta-se como uma plataforma all-in-one de Maternidade e Carreira e trabalha sobre vários prismas de atuação:

  1. Agregador de conteúdo orgânico, sério, rigoroso, credível, produzido por diversos especialistas de áreas relevantes, parceiros do projeto (devidamente credenciados). Este conteúdo cobrirá toda a jornada de Maternidade, desde Pré-concepção, Gravidez e Parto, até ao Pós-Parto, Parentalidade, Vida e Família e, claro, Carreira.
  2. Informação sobre guias e recomendações de produtos.
  3. Diretório de especialistas de diversas áreas relevantes (devidamente credenciados)

Estás prestes a terminar a tua licença de maternidade e estás com receio de como será o teu regresso ao trabalho? Este projeto está aqui para ti! Queres engravidar mas não sabes bem se estás no melhor momento profissional para o fazer? Este projeto é para ti! Já estás grávida e tens imensas dúvidas sobre como e quando deves comunicar a tua gravidez na empresa? Este projeto também é para ti! 

A Mães às Claras está aqui para te apoiar, informar, capacitar, empoderar, com informações, estudos de investigação e serviços disponibilizados pelos diversos parceiros associados ao projeto, seja qual for a fase em que estejas da tua Jornada de conciliação entre Maternidade e Carreira. 

Apenas uma nota final: Este projeto não é sobre mim, é sobre nós! Todas as mulheres que são, ou pretendem ser mães, cabem nele e a todas queremos dar colo, espaço, voz, palco e luz! 

Acreditamos no poder das working moms e, lado a lado, lutaremos, juntas, para reconstruir o ecossistema da Maternidade em Portugal! Conto contigo nessa Missão!

Sobre a fundadora

Marta Martins, mãe de uma menina chamada Clara. É licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tendo posteriormente também concluído o Mestrado em Marketing pela mesma instituição de ensino. É ainda certificada em Marketing Digital pela instituição de e-learning americana Udacity.  Conta com cerca de 10 anos de experiência profissional em ambiente corporate, experiência essa enriquecida através da passagem por grandes empresas de diferentes indústrias, nomeadamente indústria alimentar, automóvel e mais recentemente, indústria da moda. No decorrer dessas experiências profissionais, exerceu diversos cargos, desde funções mais analíticas a funções mais comerciais, de Marketing e estratégia. Caso tenham interesse, convidamos a que visitem o seu perfil de LikedIn.

O que motivou a criação do projeto

5 meses após o nascimento da minha filha, aconteceu o meu nascimento enquanto working mom. O “5º Trimestre”, ou seja, o meu regresso ao trabalho depois da licença de maternidade. 

E aí um mundo totalmente desconhecido surgiu para mim: um mundo de medos, receios, angústias, que trouxe consigo a famosa “culpa de mãe” de cada vez que ia buscar a Clara tarde e a más horas à creche, sendo muitas vezes a última criança a sair da instituição, onde descobri o que é trabalhar em permanente modo de privação de sono, o que é trabalhar com um filho doente nos braços (literalmente), com a sensação de estar a anos luz da profissional que eu era antes de ser mãe, reduzida a uma versão miniatura ou quase caricaturizada de mim mesma e, cereja no topo do bolo, onde percebi que já nada daquilo me fazia sentido! 

Depois de uma reentrada um tanto quanto turbulenta de negociações com a empresa por condições de maior flexibilidade, tentei encaixar-me nessa nova realidade. Mas nunca verdadeiramente o consegui. 

A dada altura comecei a perder o controlo dos meus dias e a sentir-me num estado de exaustão contínua. E aí tudo começou a descarrilar. O meu corpo e mente gritavam por ajuda, e os sinais apareciam por todo o lado, tornando-se cada vez mais óbvios: perda de peso (cheguei aos 46kg), Síndrome do Intestino Irritável e Burnout

Aí percebi que tinha MESMO de fazer algo pela minha vida. E dei início a todo um processo que envolveu múltiplas fases de recuperação física, emocional e psicológica e onde, com o acompanhamento de uma grande professora académica, investigadora e coach, percebi o passo que tinha de dar. Ouvi então o meu coração e decidi agarrar esta Missão! 

Assim nasce o projeto Mães às Claras! 

Estou interessada, quero saber mais!

Queres saber mais sobre o projeto ou estás interessado(a) em colaborar?