Calendário do Advento: o que é e o que precisas para construíres o teu 

+ posts

Fundadora do projeto Mães às Claras

Esta preparação natalícia do calendário do Advento praticada por muitas famílias é uma atividade incrível para realizar com crianças, pois pode ser uma forma muito interessante de cultivar nelas o verdadeiro espírito e sentido do Natal.

Selecionamos e partilhamos de forma independente os produtos que amamos – e podemos receber uma comissão pelas compras feitas através de links de afiliados.

A origem do calendário do Advento

A origem do calendário do advento remonta ao século XIX, na Alemanha, com raízes na tradição cristã. As primeiras formas de calendários do advento eram bastante simples, como acender uma vela a cada dia de dezembro até ao Natal, ou marcar os dias com giz numa porta todos os dias até à Véspera de Natal. 

Algumas famílias tinham ainda outras formas de marcar esse período, como pendurar um novo santinho na parede a cada dia, entre outras tradições. 

No início do século XX, surgiram os primeiros calendários do advento impressos na Alemanha. Há algumas divergências sobre quem exatamente criou o primeiro calendário do advento impresso:

  • Gerhard Lang: a quem frequentemente é atribuído o crédito de “pai” do calendário do advento moderno. Em 1908, ele produziu um calendário com 24 figuras coloridas para serem coladas num cartão. Mais tarde, a sua empresa passou a produzir calendários com janelinhas para serem abertas a cada dia;
  • Livraria da Igreja Protestante em Hamburgo: Alguns registos indicam que o primeiro calendário do advento impresso foi produzido por esta livraria em 1902 ou 1903.

Uma coisa parece certa: tem origem alemã. 

Independentemente de quem foi o pioneiro, a ideia popularizou-se rapidamente e os calendários do advento tornaram-se numa forte tradição natalícia em muitos países. Inicialmente, eles eram simples e focados em temas religiosos, mas ao longo do tempo foram evoluindo para incluir chocolates, brinquedos e outros pequenos presentes. 

Hoje em dia, os calendários do advento são extremamente populares e existem numa variedade enorme de formatos e temas, desde os tradicionais com imagens religiosas até aos modernos com cosméticos, bebidas ou brinquedos. 

Mas o que é afinal o Calendário do Advento? 

O Calendário do Advento é um método de preparação para a chegada do Natal. Criado há muito tempo, esse calendário tem como finalidade preparar a família para o Natal através de uma contagem decrescente para a Véspera de Natal. Por isso, o calendário é composto por 24 dias contados a partir do 1º de dezembro. 

Mas e o que significa “Advento”? O termo “Advento” tem origem no latim “adventus”, que significa “chegada” ou “vinda”. Ela deriva do verbo “advenire”, que significa “chegar a”. 

No geral, “Advento” refere-se à chegada de algo ou alguém importante. Historicamente, era usado para descrever a chegada de um rei ou dignitário. No contexto religioso, e especificamente no cristianismo, “Advento” (com inicial maiúscula) tem um significado especial.

O Advento, como tempo litúrgico, começa exatamente quatro domingos antes do Natal. É um tempo de preparação espiritual para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, marcado pela expectativa, esperança e arrependimento.

Embora o termo “Advento” tenha raízes latinas, a sua aplicação específica ao período que antecede o Natal tem origem na liturgia cristã. Os primeiros registos do uso do termo “Advento” nesse contexto remontam ao século IV, na Península Ibérica. 

Com o tempo, o Advento consolidou-se como um tempo litúrgico distinto, com as suas próprias leituras, orações e simbolismo, marcando o início de um novo ano litúrgico para os cristãos. 

Esta preparação natalícia praticada por muitas famílias é uma atividade incrível para realizar com crianças, pois pode ser uma forma muito interessante de cultivar nelas o verdadeiro espírito e sentido do Natal. 

Esta atividade pode ajudar a fortalecer o vínculo familiar, funcionando como uma tradição familiar, que ajudará a criar uma maior conexão pela celebração que se avizinha e a ensinar às crianças que, atitudes simples como a contagem para os dias para o Natal, a partilha, a tradição, a solidariedade, a família, o convívio… é o que torna esta época tão especial e mágica. 

O ideal é que a família aproveite e utilize o calendário do Advento para praticar atitudes de solidariedade e gratidão ao longo desse período de espera e de preparação, ensinando às crianças a importância destes valores e atitudes.

Calendário do Advento: como fazer? 

A origem do calendário do Advento é totalmente religiosa. No entanto, não tens necessariamente de dar uma conotação religiosa. Isso fica ao teu critério. 

A ideia é fortalecer os laços de afeto, de generosidade, de partilha, de solidariedade, cativando as crianças para o espírito de Natal, mostrando-lhes que a data vai muito além de receber presentes. 

Podes fazer o Calendário do Advento com elementos que já tens em casa. Aliás, se o fizeres, estarás por um lado a estimular a tua criatividade e, por outro lado, a transmitir aos teus filhos a importância de reaproveitar coisas e de sermos mais conscientes sobre a sustentabilidade ambiental.  

Podes utilizar saquinhos, envelopes, copinhos, caixas ou qualquer outra coisa onda possas colocar um pequeno miminho, ou um cartãozinho com a descrição da atividade do dia.  

Se tiveres jeito para artesanato, também podes fazer uma peça artesanal que pode ser usada por muitos anos. 

Atualmente existem imensos modelos e inspirações na Internet. Podes até imprimir os moldes.  

Se não te sentes muito confortável para atividades manuais, também podes comprar modelos já feitos. Assim, só tens de decidir as atividades e/ou objetos a colocar em cada dia. 

As crianças podem participar em todo o processo de construção do calendário, inclusive da decoração. Isso certamente vai deixá-las super entusiasmadas e empolgadas! 

Depois de pronto é só colocar uma atividade dentro de cada recipiente. A ideia é que as atividades sejam interativas, que envolvam toda a família e sejam de fácil realização. 

Também podes intercalar as atividades com algumas guloseimas ou pequenos brindes; isso vai deixar o Calendário do Advento ainda mais divertido! 

A seguir, vamos partilhar alguns exemplos para inspiração! 

1. Modelo com molas de madeira e quadro de cortiça

Muito simples! Consegues fazer em menos de 1 hora. Precisas de um pequeno quadro de cortiça; molas de madeira pequeninas; 2 folhas de papel A3; caneta (preferencialmente prateada ou dourada); cordão ou um novelo de crochet; post-its; régua e x-ato ou tesoura.

Depois de teres todo o material, deves cortar 13 tiras de papel com cerca de 5 cm de largura e cortar depois cada uma dessas tiras ao meio. Depois, deves dobrar essas tiras ao meio e escrever os números de 1 a 24. De seguida, enrolas o cordão à volta do quadro de cortiça, garantindo que fica bem preso atrás. Deves fazer 4 linhas de cordão. Depois disso, basta escrever as atividades para cada dia, em cada post-it, e colocar os post-its no interior de cada pedaço de papel (ajustando a dimensão do post-it se necessário, para que não fique visível). Por fim, temos apenas de prender cada pedaço de papel ao cordão, com as molas de madeira.

Se quiseres consultar o passo a passo em detalhe, podes ver isso aqui.

2. Calendário do Advento em saquinhos

Queres algo ainda mais simples?

Que tal colocares os elementos de cada dia dentro de pequenos saquinhos? Com um modelo deste género, só precisas de decorar os saquinhos e colocar os números da contagem decrescente. A cada dia uma nova surpresa! Para garantires que nenhum se perde, podes organizá-los colocando-os dentro de uma pequena cesta.

3. Calendário em formato de árvore de Natal 

Esta é outra forma simples e fácil de incluir esta atividade como parte da própria decoração de Natal. Este calendário é feito com molas pequenas de madeira, fios ou cordões, cartões e um pouco de fita cola.  

Basta dimensionares os fios ou cordões de forma a que estes façam o desenho de uma árvore de Natal e fixá-los depois na parede com fita cola. Depois, é só personalizar os cartões de Natal com os dias da contagem decrescente e prendê-los com as molas de madeira.

4. Calendário que conta a história do Natal 

Contar a história do Natal às crianças é uma atividade incrível. Podes associar essa atividade ao próprio Calendário do Advento!  

Neste modelo de calendário, podes inserir 24 cartões que deverão ser retirados um a um, a cada dia. Todos os dias, um pedacinho da história do Natal. Que maravilha! 

5. Frases e mensagens que apelem ao espírito de Natal 

Este modelo é muito simples e fácil de fazer. Só precisas de um frasco de vidro grande, algumas luzes para enfeitar e pequenos cartões para serem abertos a cada dia da contagem decrescente. 

Se não tens tempo (ou jeito) para criares do zero o teu próprio calendário do Advento, no worries! Aqui tens alguns kits que podes comprar, para poderes construir mais facilmente o teu calendário do Advento.

Ler também: Sugestões de brinquedos para bebés de 1 ano

Kits para fazer um calendário do Advento DIY

Calendário em formato sacos de papel

LIVAIA

Com um kit destes, tens tudo o que precisas para fazeres o teu próprio calendário do Advento DIY. O pack inclui 24 saquinhos de papel, 24 molas de madeira, corda de juta e autocolantes com os números. Podes escolher entre várias opções de design.

Calendário em formato caixas

Genérico

Esta opção é ainda mais prática, já que apenas tens de decidir o que colocar dentro de cada caixinha e empilhá-las depois, como vês aqui na imagem. Será a solução perfeita se quiseres que funcione também como um elemento de decoração natalícia.

Calendário em formato sacos de papel

SINSOM

Esta é uma outra opção de kit em formato de saquinhos de papel. Pessoalmente gosto mais desta porque tem cores mais neutras. O pack é composto por 24 sacos feitos em papel kraft, 24 etiquetas numéricas para pendurar em cada saco, 24 molas pequenas de madeira e 2 cordas de cânhamo. Perfeito para pendurar na parede, na árvore de Natal ou no peitoril da janela.

Calendário em formato sacos de juta

LIVAIA

Se queres uma opção mais sustentável, que possa facilmente ser reutilizada por vários anos, aqui tens o kit ideal para ti. Composto por 24 sacos de juta, uma corda longa de juta para pendurar, pequenas molas de madeira e muitos autocolantes para um design personalizado.

Calendário em formato caixa de papel

LIVAIA

Mais uma opção diferente, em formato e cor. Em tons muito neutros (kraft, preto e branco), oferece uma solução mais minimal. O pack é composto por 24 caixas de cartão para dobrar, autocolantes numéricos e o fio de juta, para poderes fazer laços em torno da caixa e/ou pendurar as caixas.

Calendário em formato sacos de juta

Alintor

Uma outra opção em sacos de juta, neste caso, com dimensões um pouco maiores (18 x 13 cm), para que possas adicionar elementos de maior dimensão. O pack é composto por 24 sacos de juta, 24 molas de madeira e 10 m de corda de cânhamo.

Calendário em formato casinhas de papel

GRANDFUN

Se quiseres uma opção que crie uma maior atmosfera natalícia em casa, este kit vai ser a opção ideal para ti! Estas 24 casinhas de papel formarão uma vila natalícia em miniatura. Além das casinhas de papel, o pack inclui também uma tira de luzes de néon de 2 metros, autocolantes para cada dia e 10 metros de corda de juta. Ideal para criar uma grande atmosfera festiva.

Ideias de atividades para o calendário do Advento que estimulem a bondade, gratidão e solidariedade

Se não tens ideias do que colocar em cada dia, aqui tens uma lista de possíveis atividades para realizar com as crianças e que ajudam a incentivar a bondade, a gratidão e a solidariedade.

  • Decorar a árvore de Natal 
  • Escrever uma carta ao Pai Natal (ou ao Menino Jesus) 
  • Visitar o Pai Natal (no mercado de Natal da tua cidade, shopping, comunidade) 
  • Conhecer a história do Natal (Nascimento de Jesus) 
  • Montar o presépio 
  • Fazer 5 elogios genuínos ao longo do dia 
  • Preparar prendas de Natal e entregar a alguém que precise (pode ser entregar alimentos e outros bens a uma instituição, por exemplo) 
  • Fazer uma oração pelos mais necessitados (conversa com as crianças sobre a importância de nos preocuparmos com o próximo) 
  • Separar brinquedos para doação
  • Doar brinquedos que não são mais usados e estejam em bom estado (podemos doar a orfanatos e a instituições que apoiem famílias e crianças carenciadas) 
  • Jogar um jogo de Natal
  • Ouvir histórias de Natal 
  • Ligar para alguém de quem gostamos muito e com quem já não falamos há um bom tempo 
  • Doar roupas que já não usamos 
  • Oferecer um brinquedo novo de presente a uma criança carenciada 
  • Fazer biscoitos de Natal e oferecer a um vizinho 
  • Assistir a um filme de Natal 
  • Fazer um gesto de amizade 
  • Alimentar cães e gatos de rua 
  • Pintar desenhos de Natal 
  • Fazer 5 boas ações (incentivar a criança a ajudar pessoas necessitadas) 
  • Ouvir músicas de Natal em família 
  • Colocar os desejos na árvore de Natal 
  • Dar comida a um sem-abrigo 
  • Fazer uma oração de agradecimento em família (a gratidão, assim como a bondade e a solidariedade devem ser estimuladas desde a infância) 
  • Reunir a família para preparar o jantar 
  • Gravar um vídeo em família para assistir no próximo ano 
  • Criar cartões de Natal 
  • Passear pela cidade para ver as decorações e luzes de Natal 
  • Receber um pequeno brinquedo antigo (pião, ioiô, etc.) 
  • Fazer embrulhos artesanais 
  • Ensinar uma brincadeira que fazíamos no nosso tempo 
  • Semear uma planta
  • Fazer uma chamada de vídeo para algum parente distante 
  • Fotografar a família reunida 

Esta atividade ajuda-nos a relembrar que esta festividade vai muito além dos bens materiais e dos presentes. Cada pequena surpresa foi um lembrete do espírito generoso e da alegria partilhada do Natal.  

Que as memórias criadas ao longo deste mês ecoem ao longo do ano, aquecendo os nossos corações com a magia da solidariedade e do amor. Que a contagem decrescente nos inspire a levar essa mesma alegria para o ano que se inicia em breve. Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos! 

+ posts

Fundadora do projeto Mães às Claras