Como uma mentora de working moms pode fazer a diferença na tua carreira

+ posts

Fundadora do projeto Mães às Claras

O que é uma mentora de working moms? Descobre aqui como é que esta mentoria pode transformar a tua carreira, depois de seres mãe e agenda uma sessão gratuita comigo, para descobrires se é algo que te faz sentido! Sem qualquer compromisso.

Maternidade + carreira = culpa

Conciliar as exigências da carreira com as responsabilidades da parentalidade é um dos maiores desafios enfrentados por muitos profissionais.
Na realidade estas duas facetas da nossa vida parecem puxar em direções opostas.
Por isso sentimos muitas vezes que estamos a falhar como mães e como profissionais, que não somos suficientes… e lá vem a culpa dizer “presente”!
A manta é curta e ao puxar de um lado… plim! O outro apanha frio…

Mas há um recurso crucial para navegar de forma mais tranquila, confiante e segura ao longo desta complexa jornada: uma mentora de working moms ou, se quisermos, uma Momtor!

Longe de ser um luxo, esta figura de apoio especializado pode ser a chave para o teu sucesso e bem-estar, tanto na vida profissional como familiar e parental.

Ler também: 20 livros para working moms

A Singularidade dos Desafios dos pais e mães que trabalham

Regressar ao trabalho após a chegada de um filho traz consigo uma série de desafios únicos.

Desde a escolha dos cuidados infantis, treino e implementação de toda uma nova e complexa logística, privação de sono, até à gestão da culpa de te sentires dividida entre casa e trabalho…

Efetivamente, a lista das novas exigências parece interminável. Bem, na verdade não parece, é mesmo!

Ler também: Preparação emocional para o regresso ao trabalho após licença de maternidade

Como se isso não bastasse, as mães, em particular, podem enfrentar comentários desmotivadores, desagradáveis, resultantes de um mix entre falta de noção, falta de empatia, frustração, ciúmes e inveja de alguns colegas. “Então essas férias foram boas? “O bebé está outra vez doente? Já é a terceira vez este mês!”

Existe a perceção que ter filhos afeta de forma diferente as carreiras de homens e mulheres. E as estatísticas tendem a sustentar essa tese, revelando uma aparente penalização pela maternidade e um prémio pela paternidade.

Este facto leva as mulheres a refletir e a acreditar que ter filhos poderá representar um revés na sua carreira.

Ler também: 15 passos para um regresso ao trabalho mais tranquilo

Mas o problema não se fica por aqui… Na verdade essa é apenas a ponta do iceberg. Porque há uma variável cujo impacto é totalmente imprevisível: TU!

Tu podes mudar de uma forma inimaginável. Aqueles planos e sonhos de carreira que tinhas projetado durante a universidade? Pois bem, não te assustes, mas de repente podem deixar de te fazer qualquer sentido…

É neste contexto que a orientação de alguém com experiência se torna de um valor incalculável!

O Impacto Transformador de uma Mentora de working moms

Uma mentora de mães que trabalham oferece uma perspetiva e um apoio que um mentor profissional generalista pode não conseguir proporcionar na totalidade.

Esta mentora é alguém que já navegou pelos desafios específicos de conciliar a carreira com a parentalidade, que viveu todo esse processo transformacional. E que aprendeu pela sua própria experiência e dores, formas e estratégias de superar esta fase tão exigente.

Além disso, no caso de mentoras de working moms profissionais, elas têm também investigado essa problemática a fundo e conseguem por isso observar a questão de uma forma menos enviesada, pois não estarão apenas circunscritas à sua própria experiência e realidade.

Essas mentoras investem tempo a absorver conhecimento científico e conseguem oferecer uma visão mais ampla, fruto de todas as partilhas que vão recebendo de outras mulheres mães.

Mas afinal como pode ajudar uma mentora de working moms na prática?

A sua ajuda pode manifestar-se de diversas formas:

  • Navegação em Áreas Desconhecidas

Uma mentora de working moms partilha insights especializados sobre as “armadilhas” que as mães que trabalham podem nem sequer antecipar, como planear o regresso ao trabalho, lidar com a necessidade de extrair no local de trabalho ou até mesmo lidar com colegas ressentidos ou com inveja do teu novo horário!

  • Conselhos Práticos e Estratégias

Partilham dicas práticas e estratégias para o dia-a-dia, desde a organização das manhãs com crianças, utilizar momentos “escondidos” do teu dia (como o teu trajeto casa-trabalho) como tempo para ti, até à gestão das ausências devido a doença dos filhos e à gestão da relação com o teu chefe e, já agora, da relação com o teu parceiro lá de casa também!

  • Apoio Emocional

O apoio emocional, o acolhimento sem julgamentos e a compreensão são frequentemente citados, pelas mães que receberam mentoria, como os benefícios mais importantes. Saber que outra pessoa passou por situações semelhantes e entende as lutas e as conquistas pode ser incrivelmente reconfortante!

  • Perspetiva a Longo Prazo

Mentoras com filhos mais velhos oferecem uma perspetiva valiosa, lembrando que, até as fases mais exigentes e insanas, são passageiras. Isto ajuda a manter o foco nos objetivos de carreira a longo prazo.

  • Orientação Personalizada para o desenvolvimento de carreira

Uma mentora pode ajudar a integrar as responsabilidades familiares com os objetivos de carreira, auxiliando na criação de planos de ação para o regresso ao trabalho e para a progressão profissional, tendo sempre em consideração o estilo de vida, parentalidade e rede de apoio de cada mãe e família.

  • Acesso a Recursos Valiosos

As mentoras de working moms profissionais podem indicar recursos muito importantes, como grupos de apoio, benefícios específicos para pais trabalhadores, livros, apps, eventos…

  • Inspiração e Confiança

Ver o sucesso de uma mentora serve de exemplo e transmite confiança, mostrando que é possível conciliar uma carreira de sucesso com a parentalidade.

  • Priorização e Gestão do Tempo

As mentoras de mães que trabalham ajudam a priorizar responsabilidades e a encontrar um melhor equilíbrio, libertando energia mental para estar mais presente com os filhos.

  • Foco no Crescimento Contínuo

Estas mentoras encorajam os pais e mães que trabalham a colocarem o seu foco no sucesso a longo prazo e a definirem os seus próprios caminhos profissionais.
Hoje a tua situação é essa. É assim que é hoje. Mas amanhã ou depois de amanhã será melhor. E poderás potenciar as novas skills que a maternidade te trouxe, alcançando o merecido sucesso, realização e crescimento profissional.

  • Promoção do Autocuidado

Este é um dos principais kind reminders que estas mentoras fazem: lembrar uma, duas, mil vezes sobre a importância de cuidares de ti e de teres gentileza e compaixão contigo mesma.

  • Desenvolvimento de Competências de Comunicação

Através de role-playing e conversas abertas, estas mentoras podem ajudar-te a melhorar as tuas competências de comunicação, incluindo a definição de limites e aprender a dizer “não”.

Ler também: O 5º trimestre (aka regresso ao trabalho): o parente pobre da maternidade

Encontrar a Mentora Certa

A relação de mentoria pode variar de encontros informais para partilha de experiências a conversas mais estruturadas com tópicos específicos definidos previamente.

Se preferires uma mentoria mais informal, podes recorrer por exemplo a alguma colega de trabalho que também seja mãe, ou até mesmo a uma amiga que já tenho vivido essa experiência!

Caso optes por algo mais profissional e estruturado, deves procurar algum serviço de mentoria.

O programa de mentoria “Prepara o teu quinto trimestre” pode ser a solução ideal para ti nesse caso.

Sabe mais detalhes aqui e, se te fizer sentido, agenda já a tua sessão! A primeira é gratuita!

Retribui e Cria uma Cultura de Apoio e mais family-friendly

Uma das melhores coisas de seres uma mãe que trabalha é que tens a possibilidade de, através das tuas partilhas, desabafos e exemplo ofereceres apoio e uma visão honesta e transparente sobre o impacto desta fase e o quão exigente ela pode ser! E ao mesmo tempo, podes demonstrar com o teu exemplo que, apesar de ser muito duro é possível! Tu estás a conseguir.

Então sê esse exemplo! Isso pode ser incrivelmente útil para as novas mães e pais.
E podes ir ainda mais longe, desbravando terreno para que mais benefícios sejam incorporados na empresa para novos pais. Podes ser uma agente de mudança e abrir caminho a quem vem depois de ti!

Divulgar os benefícios dos programas de mentoria à gestão da tua empresa pode incentivar a sua formalização e expansão, demonstrando como estas iniciativas de baixo custo podem reduzir a rotatividade e fortalecer a reputação e valorização da empresa enquanto marca empregadora.

Investe nesta Rede de Apoio; investe em Ti!

Uma mentora de working moms é um investimento incalculável que pode transformar (para melhor) a tua experiência de conciliar a carreira com a parentalidade.

Ao oferecer apoio prático, emocional e estratégico, estas mentoras ajudam as mães a, não apenas sobreviver, mas a prosperar em todas as áreas da sua vida.

Não hesites em procurar a tua mentora, seja ela uma amiga, colega ou uma especialista contratada – pode ser a peça fundamental para construíres uma carreira de sucesso sem sacrificares a alegria da vida familiar.

Conhece aqui o meu programa de mentoria.

+ posts

Fundadora do projeto Mães às Claras