Camas Montessori 2024: a nossa seleção

+ posts

Fundadora do projeto Mães às Claras

Comecemos pelo princípio: tecnicamente, não existem “camas Montessori”. Existem sim camas inspiradas nos princípios gerais que compõem o Método Montessori: liberdade de movimentos e autonomia.

Selecionamos e partilhamos de forma independente os produtos que amamos – e podemos receber uma comissão pelas compras feitas através de links de afiliados.

A “moda” das camas Montessori 

Se és pai ou mãe de um bebé ou de uma criança pequena, provavelmente já passaste muito tempo a pesquisar sobre o sono: como fazer o teu bebé dormir, como criar uma rotina de sono saudável, como gerir as sestas e, claro, onde ele deve dormir!  

Em todas essas pesquisas no Google ou perfis de Instagram, provavelmente já te deparaste com a opção de “camas Montessori” e questionaste se elas poderiam funcionar para a tua família. 

O recente aumento do interesse pelo método Montessori, juntamente com o aumento do tempo que passamos em casa, torna cada vez mais interessante criar ambientes adaptados a Montessori. Um tema que tem dado muito que falar é o das “camas Montessori”.  

Apesar de parecer uma “moda” para muitas pessoas, a verdade é que estas camas de chão têm sido usadas em todo o mundo e em diferentes culturas há já muito tempo, mas ganharam popularidade nos últimos anos nos EUA e na Europa à medida que mais famílias optam pelo método Montessori em casa.  

Maria Montessori defendia a liberdade de movimento desde o nascimento, e isso inclui o local onde a criança dorme. No seu livro “O Segredo da Infância”, ela descreve o significado do desenvolvimento da cama de chão – algo baixo que permita à criança desenvolver a sua independência e incentive a liberdade de movimento. 

Ler também: À procura de uma torre de aprendizagem? Então vais adorar conhecer esta!

Aqui estão as respostas para algumas perguntas comuns que te podem ajudar a decidir se uma “cama Montessori” é a escolha certa para a tua família e, se assim for, apresentamos-te também a nossa seleção de “camas Montessori”.

O que é uma “cama Montessori”? 

Comecemos pelo princípio: tecnicamente, não existe uma “cama Montessori”.  

Daí estar permanentemente a colocar cama Montessori entre aspas. 

Maria Montessori não era arquiteta, não era designer, não desenvolveu nenhum catálogo de mobiliário, nem tão pouco era influencer do IKEA ou da Amazon. 

Existem sim camas inspiradas nos princípios gerais que compõem o Método Montessori. A fundadora do método, Maria Montessori, acreditava que as crianças prosperam quando têm liberdade para se movimentar e aprender de forma independente. Assim, de um modo geral, uma “cama Montessori” é um colchão sem grades restritivas, suficientemente próximo do chão para que a criança possa entrar e sair sozinha dela, em segurança. 

No limite, sim, uma “cama Montessori” pode ser simplesmente um colchão no chão! 

Ler também: Sugestões de brinquedos para bebés de 1 ano

Uma cama Montessori é adequada para a minha família? 

Para respondermos a esta questão é importante considerar os hábitos de sono atuais do teu filho. Algumas famílias optam por começar a usar uma cama de chão logo quando a criança faz a transição para o seu próprio quarto para dormir. Neste caso, é importante seguir as recomendações de segurança pediátricas para o sono. 

Tal como acontece com qualquer grande transição, se decidires mudar de um berço para uma cama de chão, é importante estares desde já consciente de que haverá uma curva de aprendizagem para todos (sim, pais, para vocês também!).  

Manter um ambiente e rotina de sono semelhantes aos que tinha enquanto dormia no berço pode ajudar na transição. Além disso, alguns descobriram que começar com as sestas pode ser uma opção mais suave.  

Começar com uma rotina de sono e uma base sólidas tornará o processo mais suave para todos.

Como devo preparar o quarto e a cama do meu filho? 

Desde logo, depende da idade do teu filho. Tal como qualquer outro espaço da tua casa onde utilizes o método Montessori, deves ter o espaço configurado para as necessidades do teu filho na sua fase de desenvolvimento.  

Se estás a usar uma cama de chão antes de o teu filho se conseguir deslocar sozinho, ajuda ires para o nível da cama de chão e veres o que o teu bebé verá da sua perspetiva. Uma cama de chão para criança permite que um bebé que ainda não gatinhe observe o mundo visualmente sem ter de olhar através das grades de um berço, mas deves garantir que o espaço não está desarrumado ou excessivamente estimulante. 

Também é importante prender todos os móveis às paredes e esconder todos os fios elétricos, mesmo antes de o teu filho se conseguir deslocar.  

Se estás a montar uma cama de chão para uma criança, é provável que o quarto precise de algumas mudanças significativas em relação à configuração tradicional do quarto de bebé. 

Lembra-te de que tudo o que fica no quarto se tornará disponível e de livre acesso para a criança. Por isso é melhor começares com o mínimo possível no quarto e ires adicionando lentamente mais coisas, se necessário.  

Ter uma pequena estante com algumas opções e 2-3 brinquedos disponíveis é suficiente no início.

Como faço para o meu bebé ou criança pequena ficar na cama? Eles não vão rebolar para fora?

Quando um bebé começa a usar a sua cama de chão, pode rebolar para fora algumas vezes. Ter a cama num tapete felpudo ajuda com isso, mas também é importante lembrar que eles estão perto do chão por este motivo.  

Depois de rolarem para fora algumas vezes, eles aprenderão onde fica a beira da cama e como é a sensação. Isto é causa e efeito, uma habilidade que eles passarão muitos meses a aprender.  

Se eles continuarem a rolar para fora da cama, ou se isso estiver a causar preocupação, colocar algo como um esparguete de piscina debaixo do lençol à volta das bordas pode ajudá-los a identificar onde estão. 

Para uma criança mais velha que é capaz de gatinhar ou andar para fora da cama, pode dar-se o caso de ela simplesmente sair da cama porque simplesmente o quer fazer! Permitir que uma criança tenha liberdade de movimento e de escolha em relação ao sono significa que ela pode não descansar exatamente no nosso horário. Pode querer brincar com os poucos brinquedos disponíveis no quarto até se cansar. E depois acabará por adormecer no chão ou voltará para a sua cama.  

Eles eventualmente aprenderão a ouvir o seu corpo e saberão que a cama é o lugar ideal para onde eles podem ir quando estiverem prontos para dormir.  

Uma cama de chão exige confiança e flexibilidade por parte dos pais, mas ajudará a construir a independência e a maturidade da criança. 

A forma como escolhes montar a cama de chão e qual a melhor opção depende do espaço onde a vais instalar, bem como da idade do teu filho quando começa a usá-la. 

Em muitos casos, podes retirar o colchão do berço e utilizá-lo como ponto de partida.  

O que queremos dizer é que não tens de começar com uma cama Montessori muito estruturada, usa a tua imaginação e trabalha com o que tens. 

Dá-lhe espaço para explorar de forma independente e o tempo que precisa para aprender sobre o mundo nos seus próprios termos.

A nossa seleção de “camas Montessori” 

Cama Tipi Infantil Montessori

ML DESIGN modern living

Adoramos o espírito Tipi da cama que permitirá à criança criar o seu próprio universo imaginário. Com estrutura em madeira de pinho maciça e base de ripas, é ao mesmo tempo uma cama e um espaço para brincar. Gostam de acampar? Com esta cama podem fazê-lo o ano inteiro! Basta cobrirem a estrutura da cama com uma lona ou um lençol e ficam com uma autêntica tenda de campismo. Peso máximo recomendado: 125Kg.

Tamanho: 80 x 160 cm

Cama de criança TILA 7

smartwood

Pessoalmente gosto muito deste modelo. É super clean, básico, simples, neutro na cor e no design, super intemporal e que pode durar anos! Ao contrário dos modelos de tendas e casinhas, este modelo pode acompanhar o crescimento do teu filho até à adolescência ou juventude (quer pelo design, quer pela estrutura sólida que tem). Peso máximo recomendado: 300 Kg.

Tamanho: 140 x 180 cm (mas existem vários tamanhos)

Cama infantil bosco

Atmosphera

Que criança não adoraria dormir numa casa na árvore? Graças à cama cabine “Bosco” da Atmosphera, agora é possível, todos os dias! Inspiradas na filosofia Montessori, estas camas cabine incentivam a independência dos mais pequenos. Com a sua estrutura em forma de casa, esta cama individual em pinho natural oferece um design elegante que se adapta perfeitamente a qualquer estilo de decoração. Peso máximo recomendado: 28 Kg.

Tamanho: 90 x 190 cm

Cama de chão natural

at4

Com pequenas barreiras ao seu redor, esta bonita cama de chão é perfeita para o teu filho descobrir as alegrias da autonomia e da liberdade de movimentos com toda a segurança. Com um design estético, suave e intemporal, esta cama garantidamente ficará bem com qualquer estilo de decoração do quarto da criança.

Tamanho: 70 x 140 cm

Cama infantil SNIGLAR

ikea

Apesar de não ser uma típica cama de chão (como podem ver, esta cama tem pés que a elevam), eu decidi incluí-la nesta seleção. Porquê? Porque basta fazeres uma única coisa para se tornar numa “cama Montessori”: cortares as pernas da cama! E ficas com uma cama simples, muito bonita, feita com madeira maciça e natural e muito económica! Eu sou suspeita (porque é exatamente esta que a minha filha tem), mas esta cama fica muito bem em qualquer quarto! Se queres uma opção económica, esta é a opção ideal! Peso máximo recomendado: 100 Kg.

Tamanho: 70 x 160 cm

Cama de criança TILA 1

smartwood

As camas TILA 1 da Smartwood são caracterizadas por uma proteção contra quedas mais prolongada, tendo apenas uma entrada para a cama, numa zona específica. Isso permite que mesmo crianças mais ativas durmam em segurança. As camas são baixas, tornando-as perfeitas para a filosofia Montessori, promovendo com segurança a aprendizagem autónoma e livre. Contraplacado de pinho de primeira qualidade certificado pela FSC. Peso máximo recomendado: 95 Kg.

Tamanho: 70×160 cm (mas existem vários tamanhos)

Cama Cabine Verde

Atmospehra4Kids

Uma opção idêntica ao modelo “Bosco” da Atmosphera que coloquei acima mas, neste caso, em cor verde. Ideal para proporcionar aventuras e mundos imaginários aos mais pequeninos, dando ao mesmo tempo, um ar colorido ao quarto! Peso máximo recomendado: 28 Kg.

Tamanho: 90x190cm

Cama infantil estrutura Tipi

[en.casa]

Esta cama apresenta um design em forma de tenda indiana que cria um ambiente lúdico e estimulante para as crianças. Inspirado no estilo Montessori, promove a imaginação e a criatividade ao transformar o espaço de descanso num local de aventura. A baixa altura e o acesso aberto facilitam às crianças a entrada e saída da cama sozinhas, promovendo a sua confiança. A cor natural adiciona qualidade e um ambiente acolhedor, enquanto o seu design versátil adapta-se facilmente a diferentes estilos de decoração. Peso máximo recomendado: 80 Kg.

Tamanho: 70 x 140 cm

Cama de criança TILA 2L

smartwood

Mais uma excelente opção da marca Smartwood, fabricada em madeira contraplacada de pinho de primeira qualidade, certificada pela FSC. Esta cama infantil com barreira de proteção contra quedas foi projetada para permitir que a criança tenha liberdade de movimentos e possa sair da cama, sempre que o deseje, mas sempre em segurança. Com uma aparência natural graças ao veio visível da madeira. Peso máximo recomendado: 95 Kg.

Tamanho: 90 x 190 cm (mas existem vários tamanhos)

+ posts

Fundadora do projeto Mães às Claras