Fundadora do projeto Mães às Claras
Se chegaste a este artigo, provavelmente estás à procura de sugestões de livros para o verão, certo? O verão é a época ideal para desacelerar e encontrar momentos de tranquilidade, mesmo para as mães que trabalham e têm rotinas intensas durante todo o ano.
Selecionamos e partilhamos de forma independente os produtos que amamos – e podemos receber uma comissão pelas compras feitas através de links de afiliados.
Se és uma working mom em busca de livros que possam oferecer escapismo, inspiração ou simplesmente uma leitura leve e envolvente para este verão, este artigo é para ti.
Aqui estão 18 sugestões de livros para o verão, que o prometem tornar mais leve e enriquecedor, aproveitando os dias longos e ensolarados com um bom livro na mão.
Ler também: Praia com crianças? 30+ ideias de produtos de praia que te vão ajudar nessa aventura
Conteúdo
Romance
Isto Acaba Aqui
Neste romance, Colleen Hoover, com muita sensibilidade, lança luz sobre a dura realidade da violência doméstica, um tema muitas vezes silenciado. Hoover escreve com maestria a subtileza da construção do ciclo abusivo, criando personagens realistas e complexos pelos quais nos importamos profundamente.
Não é um romance fácil e pode ser extremamente difícil para pessoas que viveram relacionamentos abusivos, devido à dureza de algumas cenas e à identificação com a protagonista. Por isso prepara-te para momentos angustiantes, mas também para uma mensagem poderosa sobre esperança, superação e amor-próprio, encorajando mulheres a romperem o silêncio e a procurarem ajuda.
A Cicatriz
“A Cicatriz” é um thriller psicológico envolvente que nos prende do início ao fim. Com uma escrita envolvente e rica em detalhes sensoriais, Maria Francisca Gama constrói um enredo inteligente e uma atmosfera densa e carregada de suspense, criando o efeito page-turner.
Um relato profundo e duro, escrito na primeira pessoa, que aborda temas fortes e delicados como o abuso psicológico e violação e se debruça sobre a finitude da vida, as pequenas decisões do nosso dia a dia que a moldam e o conceito de amor eterno, com a cidade maravilhosa como pano de fundo. Recomendo para quem gosta de histórias imprevisíveis com uma atmosfera sombria e carregada de mistério, que prende o leitor do início ao fim.
O Alquimista
“O Alquimista” é uma obra atemporal que inspira leitores há décadas. Através da jornada de Santiago, um jovem pastor em busca do seu tesouro, Paulo Coelho convida-nos a seguir os nossos sonhos e a ouvir a voz do nosso coração, por mais desafiadora que a jornada possa parecer. Com uma linguagem simples, mas poética, o livro aborda temas universais como a busca da felicidade, o propósito da vida e a força da intuição.
Uma obra inspiradora que nos convida a buscar o significado da vida e a perseguir os nossos sonhos com coragem e determinação. É um clássico moderno que merece ser lido e relido, em diferentes fases da vida, sempre revelando novas nuances e ensinamentos. Uma leitura obrigatória.
Tudo Foi Como Tinha de Ser
O que os outros pensam sobre ti não define quem és. Esta é a melhor mensagem para definir esta obra. Às vezes, temos tanto receio de ser criticados que ficamos reféns da opinião dos outros. Acabamos a fazer o que nos dizem ser melhor para nós, ou simplesmente escondemo-nos do mundo.
Neste romance emocionante, Raul Minh’alma, um dos autores mais vendidos dos últimos anos, mostra-nos o caminho para deixarmos de viver com medo do que os outros pensam sobre nós.
Primeira Classe
Partilho esta sugestão, mas por ser apenas o primeiro livro da série “The Miles High Club”, uma série contemporânea de romance sobre quatro irmãos milionários, escrita pela autora bestseller T L Swan. Embora estes livros possam ser lidos isoladamente, acho útil lê-los por ordem para ter um contexto completo das cenas mais tarde. Além disso, estes livros apresentam os quatro irmãos e por isso o leitor vai descobrindo mais sobre eles à medida que a série avança.
Neste romance “Primeira Classe” a história começa com um encontro inesperado durante uma viagem de avião, que termina numa noite de paixão inesquecível. Mas essa noite recusa-se a ser apenas uma recordação neste romance escaldante da autora bestseller T L Swan. Um romance bem picante, com a dose certa de romantismo e humor e duas personagens com uma personalidade forte. Um livro de leitura fácil, viciante e descontraída.
A guardiã dos livros escondidos
“A Guardiã dos Livros Escondidos” de Madeline Martin é um romance histórico envolvente que transporta o leitor para Varsóvia sob a ocupação nazi, acompanhando a jovem Zofia, uma personagem forte, corajosa e determinada, que coloca a sua própria vida em risco para proteger o poder da literatura e o direito à liberdade de expressão.
A autora retrata com sensibilidade e realismo a atmosfera sombria e sufocante de Varsóvia sob a ocupação nazi, explorando temas como censura, perseguição e resistência. Uma leitura emocionante e inspiradora, que combina romance, história e suspense numa narrativa envolvente, que celebra a importância da leitura, do conhecimento e da coragem para enfrentar a tirania, demonstrando que a esperança pode florescer mesmo nos momentos mais sombrios.
O Anjo de Varsóvia
“O Anjo de Varsóvia” de Lea Kampe é um romance histórico poderoso e comovente que nos transporta para a brutal realidade do Gueto de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. Este livro, que narra a história real e inspiradora de Irena Sendler, uma jovem assistente social polaca de 29 anos, é um testemunho da coragem e da determinação humana, que nos mostra que, mesmo nos momentos mais sombrios e em circunstâncias desumanas, há sempre espaço para a esperança e a compaixão.
Este livro é uma homenagem àqueles que se arriscaram para salvar vidas e uma lembrança de que a humanidade é capaz de grandes feitos, mesmo face à adversidade. Um livro comovente, perturbador e inesquecível que serve como um importante lembrete da necessidade de combater o ódio e a intolerância em todas as suas formas.
Thrillers, mistérios e policiais
Murdle #1
Este é o primeiro volume do fenómeno mundial de enigmas e quebra-cabeças que todos quererão resolver. Em casa, de férias, em qualquer lugar, diverte-te a desvendar cada um dos 100 crimes, usando a lógica e treinando a destreza mental.
Com vários graus de dificuldade, este livro contém instruções simples e pistas , além, claro, das soluções para todos os casos – mas um verdadeiro detetive só as vai consultar para confirmar que a sua teoria está absolutamente certa. Este livro garante horas de muita diversão para todos os membros da família. Agarra num lápis, põe a tua cara de detetive e começa já!
O Recluso
“O Recluso” é mais um thriller psicológico envolvente da autora bestseller Freida McFadden. Há três regras capitais que Brooke deve seguir quando é contratada como técnica de enfermagem de um estabelecimento prisional masculino de segurança máxima: 1. Tratar todos os prisioneiros com respeito; 2. Não partilhar quaisquer informações pessoais; 3. Nunca desenvolver intimidade com nenhum dos reclusos. O que ninguém na prisão sabe é que Brooke já quebrou as regras. Um dos reclusos mais perigosos é um ex-namorado seu.
Se há coisa que esta autora consegue é manter o leitor agarrado do início ao fim!
Torna-se impossível parar e à medida que avançamos precisamos de mais respostas. Absolutamente viciante desde o primeiro capítulo.
Um livro muito bom, com um final totalmente inesperado.
A Criada
“A Criada”, de Freida McFadden, mergulha no mundo de Millie, uma jovem que saiu recentemente da prisão e consegue emprego como criada na casa de uma das famílias mais ricas de Nova Iorque. Fica entusiasmadíssima ao ser contratada, o trabalho é bem remunerado, mas… rapidamente se vai arrepender de estar ali.
Freida mantém um ritmo acelerado, com uma escrita envolvente, que nos faz ficar presos às páginas, e rica em reviravoltas que te prendem até ao final, tendo um “plot twist” impressionante que deixa a curiosidade aberta para o livro seguinte. Um thriller psicológico muito envolvente, com uma espiral de suspense que te prende do início ao fim. Impossível parar de ler.
A Paciente Silenciosa
“A Paciente Silenciosa”, de Alex Michaelides, é daqueles livros que te prendem do início ao fim. O enredo, inteligentemente construído, gira em torno de Alicia Berenson, uma pintora britânica famosa que, após assassinar o marido, um conhecido fotógrafo de moda, se fecha num silêncio absoluto. O mistério do silêncio total de Alicia cativa o psicoterapeuta forense Theo, que fica determinado a descobrir a verdade e a dar voz ao seu silêncio perturbador.
A curiosidade sobre o motivo do crime e o silêncio de Alicia deixa-nos ficar desde logo agarrados à história. Com uma escrita envolvente, fluida, objetiva, cativante e num ritmo acelerado, a atmosfera criada é de suspense constante. O melhor de tudo? Plot twists de tirar o fôlego! Prepara-te para a reviravolta totalmente inesperada no final. Os amantes de thrillers irão, inevitavelmente, apaixonar-se por este!
Desenvolvimento Pessoal
O Monge e o Executivo
Esta obra conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está a fracassar como chefe, marido e pai e, numa tentativa desesperada de retomar o controlo da situação, decide participar num retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado por Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.
Através de uma narrativa ficcional envolvente, o livro apresenta os princípios fundamentais seguidos pelos verdadeiros líderes, onde a base da liderança não é o poder, mas sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. Uma lição sobre como nos podemos tornar uma pessoa melhor.
Hábitos Atómicos
Uma obra transformadora que vai além das dicas superficiais de autoajuda, oferecendo um guia prático e eficaz para mudares os teus hábitos e, assim, a tua vida. Após décadas de trabalho na área, o autor concluiu que as grandes mudanças surgem do efeito combinado de centenas de pequenos atos. Neste livro revolucionário, o autor mostra passo a passo como usar essas minúsculas mudanças para conseguires resultados estruturantes na tua vida.
Uma leitura essencial para quem quer transformar os seus hábitos e alcançar os seus objetivos de forma consistente. Com um método claro, prático e baseado em ciência, James Clear oferece um guia completo para construíres uma versão melhor de ti mesmo, um pequeno passo de cada vez. Se estás comprometido em realizar mudanças reais e duradouras na tua vida, este livro é para ti.
Sem ti não vais a lado nenhum
Sem que mudemos algo, como podemos esperar que algo mude? Vivemos em sentido contrário. Não estamos nos lugares que nos fazem sentir bem. Desperdiçamos horas intermináveis com atividades que não nos preenchem, rodeados de pessoas que nada nos acrescentam. Reprimimos o que sentimos, diariamente, para conseguir encaixar numa realidade que não coincide connosco.
Durante quanto tempo é possível vivermos desfasados de nós próprios? Quanta frustração temos de suportar até decidir mudar? Quantos sustos precisamos de apanhar para perder o medo de viver? O sonho comanda a vida, mas quase ninguém obedece. Através de uma linguagem poética, o autor convida-nos a desligar o “piloto automático”, a sair da zona de conforto e a assumir as rédeas da própria vida, em busca de significado e propósito.
A arte subtil de saber dizer que se f*da
Este título é muito sugestivo. E a escrita segue a mesma linha: direta, desbocada e deliciosamente libertadora. Manson conduz-nos por um caminho de autoconhecimento nada convencional. Durante décadas convenceram-nos de que o pensamento positivo era a chave para uma vida rica e feliz. Mas esses dias acabaram. Que se f*da o pensamento positivo! Mark Manson acredita que a sociedade está contaminada por grandes doses de treta e de expectativas ilusórias em relação a nós próprios e ao mundo.
Recorrendo a um estilo brutalmente honesto, Manson mostra-nos que o caminho para melhorar a nossa vida requer aprender a lidar com a adversidade. Uma leitura refrescante, libertadora e necessária. Se estás cansado de livros de autoajuda que te vendem uma realidade utópica, este livro é para ti. É uma chamada para abraçares a realidade como ela é, com os seus altos e baixos, e encontrares a felicidade naquilo que realmente importa.
Outros géneros
Taylor Swift – a Historia Completa
Taylor Swift é já um dos maiores fenómenos de sempre da música. A digressão Eras, com passagem por Portugal, tem levado milhões de pessoas aos concertos, que esgotam em poucos minutos. Os álbuns têm pulverizado todos os recordes de vendas e já fizeram dela a artista mais premiada de todos os tempos — e a mais bem paga. “Taylor Swift – A História Completa”, de Chas Newkey-Burden, mostra-nos a evolução musical e o estatuto de mulher de negócios implacável que alcançou.
A linguagem é simples e acessível, tornando a leitura fluída. A obra apresenta uma trajetória completa, desde a infância da cantora até à atualidade, com detalhes sobre os seus álbuns, tours, prémios e momentos marcantes. Esta é a história completa de como a jovem prodígio da música country se tornou o ídolo pop de centenas de milhões e uma das pessoas mais poderosas do mundo.
Liberdade e Igualdade
Se dependesse de si a criação de uma nova sociedade e não soubesse quem iria ser nela – rico ou pobre, homem ou mulher, homo ou heterossexual -, como quereria que essa sociedade fosse definida? Neste livro, Daniel Chandler convida o leitor a um mergulho profundo nos debates sobre justiça social, explorando as complexas relações entre liberdade individual e igualdade social.
Longe de oferecer respostas prontas, o autor estimula a reflexão crítica sobre os dilemas da justiça social. Chandler questiona os limites da liberdade individual, os desafios da redistribuição de rendimento, o papel do Estado e outras questões complexas, convidando o leitor a formar a sua própria opinião. Como pode ser uma sociedade ideal? Como podemos lá chegar? Se lermos este livro, duas palavras resumirão o modo como terminamos a leitura: esperança e possibilidade.
Geração Ansiosa
Em “A Geração Ansiosa”, o psicólogo social Jonathan Haidt apresenta-nos uma investigação essencial sobre o colapso da saúde mental dos jovens – e um plano para uma infância mais saudável e mais livre. Haidt argumenta que essa “epidemia de doenças mentais” não é uma mera moda, mas resultado de uma confluência de fatores sociais e tecnológicos que moldaram uma geração frágil e insegura.
Haidt não foge de polémicas. Ele critica o excesso de proteção dos pais, a cultura da hipersensibilidade e a influência nefasta das redes sociais na autoestima dos jovens. Mesmo que possamos discordar de algumas conclusões, o livro força-nos a questionar o papel da educação, da cultura e da tecnologia na formação das novas gerações. “A Geração Ansiosa” é uma leitura incómoda, mas necessária, que apela à ação de pais, professores, escolas, governos, empresas tecnológicas e da sociedade como um todo.
Mensagem Final
Independentemente do teu gosto literário, o verão oferece-te a oportunidade ideal para explorares novas histórias e expandires os teus horizontes. Seja através de um romance encantador, um thriller de cortar a respiração ou algo mais denso e profundo para reflexão, há sempre um livro perfeito à tua espera.
Esperamos que estas sugestões de leitura para este verão tornem as tuas férias ainda mais especiais e prazerosas.
Boas leituras!
Fundadora do projeto Mães às Claras